.

PROMOÇÃO

quarta-feira, 6 de março de 2013

O filho único e a chegada do irmão mais novo


Filho único e a chegada de irmãos mais novosO filho único e a chegada do irmão mais novo
Foto: Getty Images
Você ama seus filhos da mesma maneira, mas será que seus pequenos acham a mesma coisa? O impacto da chegada de um irmão mais novo na família é intenso para os pais mas, principalmente, para os filhos. As meninas tendem a se identificar com as mães enquanto os meninos têm a tendência a serem mais reservados. "Tocarão o abdômen da mãe e concordarão em ouvir o coração do bebê, mas em geral não verbalizam seus pensamentos como as meninas", diz Abrahão Brafman. Mesmo enxergando o irmão como um futuro competidor, há maneiras interessantes de inserir o filho mais velho no cotidiano do bebê. E, assim, aumentar sua automestima e interação com a criança.

"Segurar a mamadeira e arrumar as roupas em volta do bebê que mama no seio, segurá-lo nos braços ou descobrir quais sons ou movimentos provocam uma reação feliz do bebê são afirmações de confiança na capacidade da criança de superar seus sentimentos de deslocamento e ciúme e dar contribuições valorizadas tanto pela mãe quanto pelo bebê", afirma o autor. Brafman ressalta também que muitas mães têm o costume de acusar a criança mais velha quando o mais novo se queixa do irmão. "Lembrem-se de que ser o mais novo não é sinônimo de ser inocente!".

E quando o filho único entra na fase de perguntar sobre a ideia de ter um irmãozinho (a), o psicanalista defende que a posição dos pais deve ser sempre verdadeira. Um filho já é o suficiente ou ter receio de não conseguir engravidar novamente, por exemplo, são alguns dos principais argumentos. "A razão real para não ter mais filhos pertence aos pais e se uma criança faz a pergunta, penso que o melhor é explorar o que a leva a isso e como ela se sente sendo filho único".


Font: gnt

0 comentários on "O filho único e a chegada do irmão mais novo"

Postar um comentário

 

Blog Casa Jannini Copyright 2013 Todos os Direitos Estam Resevados Blog Casa Jannini Designe Edit F.M